terça-feira, 19 de abril de 2011

Reunião da Câmara Temática da Organização da Produção e Comercialização da ZMS

Agricultores familiares da Zona da Mata Sul terão
05 novas feiras para comercializar seus produtos
A Câmara Temática da Organização da Produção e Comercialização da Zona da Mata Sul se reuniu hoje dia 19 de abril de 2011 no auditório da EMATER para retomar suas atividades normais. Esta câmara temática tem o papel de reunir e articular instituições que tem atuação no âmbito da Produção e Comercialização no território e ser o espaço consultivo para projetos e políticas do colegiado na sua área.

A atividade contou com a participação de quarenta instituições de governo e sociedade civil, entre estas associações e cooperativas de agricultores familiares interessados na discussão. Temas como PAA (programa de aquisição de alimentos), PNAE (programa nacional de alimentação escolar), BSC (Base de Serviço e apoio a comercialização), Crédito para produção, ATER e ATES, além da Central estadual de comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Destaque: A EMATER divulgou o novo sistema de Banco de dados que está desenvolvvendo o SIGATER e que servirá para municiar os planejamentos das ações de outros parceiros que atuam na área de assessoria aos AF. A BSC Vinculus, informou que está dando assessoria na implantação de cinco novas feiras sendo três no Conde, uma em Pitimbu e uma em Caaporã. Estas duas últimas serão inauguradas nos dias 30 de abril e 01 de maio respectivamente.

O sentimento de integração de ações e de forças dominou o evento, todas as entidades afirmaram que tinham o intuito de se ajudarem na missão de promover a melhoria da produção e da comercialização no território da Zona da Mata Sul.

Uma Coordenação foi escolhida sendo composta por: SEBRAE, BNB, Secretaria de agricultura de Pedras de Fogo, Emater, CONSPLAN e Cooperativa Vinculus e a reunião já saiu marcada para o dia 05 de maio de 2011 às 9:00 na sede da EMATER.

Mais informações ligue: 9992-8366 e fale com Antônio Souto.

Um comentário:

  1. O plano agora é realizar a animação da mesma câmara temática nos territórios em que esta necessita de estímulo para retomar suas atividades de debate entorno da temática de comercialização e as BSCs são um instrumento estratégico para tal ação.

    ResponderExcluir