segunda-feira, 6 de junho de 2011

CONAB considera BSC como instrumento de apoio aos Agricultores Familiares no acesso ao PAA

Ângelo  Amaro  Veras  Viana 
é  
Superintendente  Regional 
da 
CONAB, no Estado da Paraíba

No ano passado, 2,3 mil famílias de agricultores familiares de 172 municípios paraibanos forneceram mais de 4 mil toneladas de alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e elevaram sua renda.

Em entrevista à jornalista Marta Ramos, da SDT/MDA, Ângelo Viana fez uma avaliação do desempenho do PAA nos últimos quatro anos e do papel que as Bases de Serviços técnicos à Comercialização - BSC tiveram nesta evolução.


 Leia na íntegra:

Marta Ramos: Quais avanços do PAA no estado da Paraíba (comparando 2008, 2009 e 2010)?

Ângelo Viana: Quando assumimos o honroso cargo de superintendente regional da CONAB, na Paraíba, decidimos como política de gestão divulgar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em todo o estado da Paraíba. Como resultado dessa ação, conseguimos avanços expressivos.

No ano de 2007 tivemos 484 famílias de agricultores familiares em 49 municípios, comprando 800 toneladas de alimentos, beneficiado 55 mil pessoas com 1 milhão de reais em investimentos. Em 2008 tudo começou a mudar. Os números passaram para 933 famílias, 84 municípios, 1.200 toneladas, beneficiando 128 mil pessoas, com dois milhões e setecentos mil reais investidos. Em 2009 não foi diferente, passamos para 1.443 famílias de agricultores familiares beneficiados em 156 cidades, adquirindo 3.300 toneladas, e beneficiando 426 mil pessoas, com recursos da ordem de seis milhões e trezentos mil reais.

Para concluir, em 2010 continuamos no mesmo processo de crescimento, ou seja, chegamos a atingir 2.300 famílias em 172 municípios, comprando 4 mil toneladas de alimentos, atendendo a 531 mil pessoas, com recursos oito milhões de reais.

Veja que em matéria de avanço o PAA demonstra que é um programa que tem sustentabilidade em decorrência de sua comprovada viabilidade econômica e social. É uma política pública que deixou de ser de governo para ser de estado. É imprescindível ao desenvolvimento territorial.

Marta Ramos: Na sua opinião quais foram as maiores contribuições das Bases de Serviços de Comercialização (BSC)  na execução do PAA no estado?

Ângelo Viana: As Bases de Serviço de Comercialização, como projeto da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial, que consiste em assessorar os grupos de pequenos produtores rurais para que os mesmos possam comercializar produtos da agricultura familiar,  vieram para alavancar ainda mais esse processo de desenvolvimento orientando, capacitando e informando a existência dessa política pública.

Na Paraíba, a experiência é bem sucedida. Conseguimos avançar ainda mais por conta exatamente das Bases de Comercialização, atuando no âmbito dos Territórios Rurais que integram o Programa Territórios da Cidadania.

Precisamos ampliar esse projeto para o maior número possível de municípios e a CONAB é parceira do MDA e da EMATER nesse desafio, considerando que o Governador Ricardo Coutinho definiu com meta de seu governo priorizar ações em benefício da agricultura familiar, o que vem a favorecer ainda mais o aprofundamento dessa parceria com o Governo do Estado da Paraíba e todos os municípios comprometidos com esse processo de desenvolvimento econômico e social do nosso estado.



Ângelo Amaro Veras Viana é Superintendente Regional da CONAB, no Estado da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário