quinta-feira, 26 de maio de 2011

Governador solicita recursos para expandir a agricultura familiar



Mais recursos para a agricultura familiar na Paraíba foi o tema da audiência do governador Ricardo Coutinho com o pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, ocorrida na tarde desta terça (24), em Brasília.

Foram encaminhados 12 pleitos como a rede de mercados e espaços de comercialização, quatro patrulhas mecanizadas para atender a rodovia ‘Caminhos da Produção’, 30 conjuntos de moto-ensiladeiras para o programa estadual de alimentação animal, 50 tanques de resfriamento para atender as áreas de expansão no Programa do leite e derivados e 500 toneladas de sementes para atender ao Programa Estadual de Produção e distribuição de sementes.

O governador também solicitou ampliação da parceria entre o MDA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), para a execução das políticas de desenvolvimento rural sustentável. Ricardo Coutinho destacou que a criação de uma rede de abatedouros irá agregar valor a produção na questão da sanidade animal e para o escoamento organizado da produção.

“A Paraíba tem arranjos produtivos de galinha caipira e caprinocultura, por exemplo, mas ao mesmo tempo falta uma melhor capacidade de processar o corte de maneira mais adequada. Os abatedouros cumprirão essa tarefa de uma forma importante no fortalecimento dos arranjos produtivos locais”, ressaltou o governador.

Afonso Florence falou da importância de garantir a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares e determinou uma aproximação entre as equipes do MDA e do governo do Estado para construir uma agenda conjunta.

O ministro destacou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) como uma política estruturante para ampliar a capacidade produtiva. “Apresentei para o governador os avanços que vamos anunciar no Plano Safra para o Mais Alimentos com financiamento para modernização da agricultura familiar, pois é uma forma de suprir parte das demandas no estado”, enfatizou.

Estiveram presentes ao encontro o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson Batista e o deputado federal Luiz Couto.


Complemento:

Segundo o secretário Marenilson Batista, o MDA foi pautado para apoiar as Bases de Serviços técnicos de Comercialização (BSC) como sendo um instrumento de assessoramento aos agricultores familiares no acesso ao mercado, segundo ele solicitou diretamente do ministro Afonso Florence a continuidade das sete BSC existentes (Borborema, Cariri Oriental, Cariri Ocidental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul) e mais oito contemplando os novos territórios (Vale do Piranhas, Médio Piranhas, Alto Sertão, Serra de Teixeira, Vale do Piancó, Vale do Paraíba, Seridó e Piemonte da Borborema). Ainda pediu apoio do Ministro Florence para que a CECAF - Central Estadual de Comercialização da Agricultura Familiar, seja concluída com a garantia de recursos para a construção da segunda fase da obra.

Fonte: Antonio Souto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário